Instrutora

Manuela Costa e Silva

Em 2010, de forma quase acidental, fiz a minha primeira aula de Yoga e fiquei apaixonada, nenhuma das modalidades físicas já experienciadas era tão completa, intensa e transformadora. Desde então não parei de fazer formação nesta área, formei-me como instrutora de SwáSthya Yoga, com a Professora Terezinha Dias da Escola da Boavista, de Setembro de 2011 a dezembro de 2017, com supervisão do Mestre DeRose, revalidando em exame da Federação de Yoga, cada ano, até ao grau IV.

A partir de junho de 2018 dou continuidade à minha formação em Yoga com a supervisão do Mestre António Pereira.

Até 2010 existia no meu percurso profissional e pessoal uma insatisfação continuada, perseguida pela procura incessante de formação e novos conhecimentos em áreas diversificadas. Cresci numa quinta, toda a minha infância rodeada de família, nove irmãos, pais e muitos colaboradores da quinta que cuidavam dos animais, das hortas, dos pomares e dos campos. Apesar de praticar desporto durante toda a minha vida, na juventude, joguei voleibol , federada no Clube Desportivo da Póvoa de Varzim, a minha intenção era fazer a licenciatura em Medicina Veterinária, uma vez que em 1986 só existia este curso em Lisboa, apesar da dificuldade em me afastar da família, tentei durante meio ano fazer as viagens semanais, ao cabo de alguns meses, decidi que não queria passar horas em transportes e longe das pessoas significativas da minha vida, durante cinco anos. Então, no ano seguinte, concorri para o Porto para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, onde tirei a Licenciatura em Desporto e Educação, na opção de Educação Física Especial e Reeducação, concluída em 2 de julho de 1992.

Após a licenciatura, leccionei Educação Física em várias escolas, terceiro ciclo e secundário, fazendo formação paralela em várias áreas da Fitness, Natação, Tai-chi, Chi-Kun, Reiki…,sempre insatisfeita, em 2000 iniciei o Mestrado em Ciências do Desporto na área de especialização em Desporto de Recreação e Lazer e defendi a dissertação com o título “Aptidão Física e Padrões de Atividade Física em Adultos Idosos – Um Estudo Realizado nos Concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim”, concluído em 2002. Continuando a fazer formação regular inerente à minha actividade profissional, diversificando o mais possível para enriquecer e tornar o mais ecléctica possível a minha prestação como professora de Educação Física no Agrupamento D. Afonso Sanches, em Vila do Conde e de Natação nas Piscinas Municipais de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, leccionando ainda aulas de Hidroterapia e ginástica à população sénior da Póvoa de Varzim.

A partir do momento em que comecei a praticar Yoga, a estudar esta filosofia milenar, todas as peças do puzzle encaixaram….agora, não se trata de insatisfação, já que me sinto completa, apesar da sede de conhecimento continuar presente, trata-se de uma vivência dos preceitos éticos do Yoga, entre os quais, Swádhiaya, auto-estudo em cada instante.