Patanjali, o codificador do Yoga Clássico, definiu o Yoga como: “A supressão da instabilidade da consciência”. DeRose, o codificador do Yoga Antigo, definiu o Yoga como :” Qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao Samádhi.”, sendo que, Samádhi é o estado de hiperconsciência e autoconhecimento que só o Yoga proporciona.
Etimologicamente o termo Yoga deriva da raiz yuj, “ligar”, “manter unido”, pelo que, Yoga pode ser traduzido como Integridade, Integração, União.
O Yoga é uma filosofia prática mas tem também uma natureza iniciática. O Yoga, não se aprende sozinho, é necessário a orientação de um Mestre, já que apesar da existência de um enorme acervo de conhecimento, sobre esta filosofia, que se encontra explanado em bibliografia séria; parte do conhecimento é Parampará, passada por transmissão oral, de boca a ouvido, de Mestre a discípulo.
Viver é escolher, numa sociedade altamente complexa e competitiva, cada vez mais veloz, senão estiver forte, saudável e não souber gerir as emoções, será praticamente impossível viver sem stressar e esgotar o cérebro e a saúde.
Muitos procuram o Yoga, está na moda, actores, e empresários famosos relatam nas revistas as maravilhas do efeito da prática desta filosofia, poucos persistem, já que o perfil do yogi é o de alguém que tem a disciplina e humildade para aprender sempre, (a meta do Yoga é o autoconhecimento), mas ao aprender está implícito mudar, pois a consciência precede a mudança. O que o Yoga tem de único é essa visão integrada do Intuicional, Mental, Emocional e Físico. Assim, incorporando as técnicas de reeducação respiratória, administração do stress, tónus muscular, flexibilidade, concentração e meditação e muitas outras, que aprende na sala de aula e aprende a aplicar e vivenciar no seu dia a dia, sentirá um impacto enorme na sua qualidade de vida. Beneficiando de maior resistência, mais flexibilidade, mais concentração, maior controlo emocional, mais sensibilidade e criatividade.
Vivemos num mundo em que não falta conhecimento, falta Autoconhecimento.
Desafie-se, transformando-se, transformando o mundo.